March 28, 2018

March 27, 2018

Please reload

Publicações recentes

Materiais pequenos, resultados grandes!

10/3/2016

 

Duas latas de tinta, uma branca e uma preta, alguns pincéis, carvão de fogueira e muito entusiasmo foram os ingredientes necessários para transformar uma sala de aula comum numa sala de aula fascinante.

 

Para que esta sala de História fosse possível, procurou-se criar um ambiente inspirado na realidade de Timor-Leste. Deste modo, a sua concetualização teve em conta os três pilares fundamentais na história deste país: o animismo, o cristianismo e a luta e, para a sua concretização, escolhidas três imagens que refletissem estes três conceitos. Um liurai – gravura do século XVIII alusiva a um régulo timorense; um barco com o padrão dos descobrimentos –  representação de junco português de Malaca na chegada a Oecusse e respetivo padrão dos descobrimentos e uma pintura rupestre da Idade do Bronze- 3.300-2.500 a.C., Lene Cécé, foram as imagens selecionadas. A complementar estas imagens que foram pintadas na parede, um poema do autor Jorge Luís Borges e uma citação de George Bernard Shaw foram também tidas em conta neste processo.

 

Recorrendo a materiais humildes, o Projeto espera que os professores se possam agora motivar para a criação de mais situações que atraiam os seus alunos, mostrando que parcos recursos podem tantas vezes ser trabalhados no máximo das suas potencialidades, alcançando resultados incríveis. Espera também que os alunos se possam sentir mais motivados para a aprendizagem, acreditando ainda que, com professores e alunos motivados, o amanhã resultará num edifício mais bonito.

 

“A escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele” 

George Bernard Shaw

 

Hugo Fernandes

Professor de História do ESG

 

Joana Miriam Silva

Professora de Português do 3.º CEB

Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Com o apoio do Governo de Timor-Leste e da Cooperação Portuguesa
Design gráfico por Roberto Machado 2017