March 28, 2018

March 27, 2018

Please reload

Publicações recentes

Loriku

10/16/2016

 

Loriku (por vezes, também luriko) é um nome, em tétum, que corresponde a papagaio em Língua Portuguesa. Em Timor-Leste, esta ave é conotada com a ideia de força, sabedoria e coragem.

 

Foi o professor Francisco, professor de português na escola E.B. 1,2,3 de Vila Nova em Baucau, que sugeriu este nome para a Sala de Leitura quando esta ainda estava em construção. Estávamos os dois naquele espaço ainda vazio, em que ilustrações e excertos do Livro Timor Lorosa´e A Ilha do Sol Nascente se começavam a fazer nascer. Referiu-o com um brilho nos olhos, o mesmo com que referiu que daqui a um ano já não ensinaria mais. “Estou a um ano da reforma, professora.” Percebi, naquele momento, que o facto de ter deixado a sugestão de um nome para aquela Sala de Leitura o havia comovido. Como se uma parte dele nunca deixasse de ensinar e fosse permanecer ali, resistente ao tempo. A nossa conversa podia ter ficado por ali; naquele silêncio que nos disse tanto, mas ele decidiu continuar e explicou-me, depois, o paralelismo que considerava existir entre esta ave e os livros.

 

“Assim como esta ave encoraja o povo de Timor-Leste, também os livros que os alunos aqui vierem a ler, neste espaço, os encorajarão. Serão como uma luz. Os livros, são uma luz, professora.”

 

Joana Miriam Silva

Professora de Português do 3.º CEB

Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Com o apoio do Governo de Timor-Leste e da Cooperação Portuguesa
Design gráfico por Roberto Machado 2017