March 28, 2018

March 27, 2018

Please reload

Publicações recentes

O cupido lança o amor nas escolas de Timor-Leste

2/18/2017

 

O dia 14 de fevereiro, o famoso “Dia dos Namorados”, é uma data de celebração mundial. Em alguns países chamado “Dia de São Valentim”, celebra a união amorosa entre casais e namorados e em alguns lugares é o dia de demonstrar também o especial afeto entre amigos.

 

Timor-Leste não é exceção e o Dia do Amor, como é conhecido, é homenageado  nas escolas das mais variadas formas.

 

Na Escola Secundária Pública do Suai, a celebração ficou marcada pela dramatização de um noivado típico timorense e de um encontro

 

entre namorados. Um concurso de poesia com a declamação de poemas de amor de autores de Língua Portuguesa foi ainda outro momento que marcou este dia.

 

Já na Escola Básica Central de Lautém, a formadora dinamizou, em codocência com os professores da Tutoria Científico-Pedagógica, diferentes atividades: leitura e análise de um texto sobre a origem do “Dia de São Valentim”, redação de uma carta de amor pelos alunos, identificação dos erros nos “Lenços dos Namorados” de Viana do Castelo (Portugal) e redação de uma carta de amor a todos os professores da escola.

 

O espaço exterior da Escola Vila Nova em Baucau, serviu de palco à dramatização do poema de Eugénio de Andrade “Urgentemente” por parte de 13 alunos do 8.º ano, ensaiados pela formadora e pela professora de português. Para isso, criaram-se ainda diferentes materiais que integraram e enriqueceram a atividade e, no final,  houve o entusiasmo dos alunos que pediram mais atividades deste género.

 

Porque o amor não tem lugar nem tempo, é apenas urgente que exista e se manifeste:

 

“É urgente o amor/É urgente permanecer”

 

Helena Antunes

Professora de Sociologia do ESG

 

Joana Miriam Silva

Professora de Português do 3.º CEB

 

Vânia Sousa

Professora de Português do 3.º CEB

Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Com o apoio do Governo de Timor-Leste e da Cooperação Portuguesa
Design gráfico por Roberto Machado 2017