March 28, 2018

March 27, 2018

Please reload

Publicações recentes

Caça ao Ovo na Escola de Vila Nova, Baucau

4/26/2017

1/6

 

 

Durante as manhãs dos dias 10 e 11 de abril de 2017, duas turmas do 7.º ano da escola de Vila Nova em Baucau, a professora Joaninha Freitas de Língua Portuguesa e a professora Ana Gorete Belo, formanda no grupo do nível A2 do Curso de Língua Portuguesa, participaram na atividade Caça ao Ovo.

 

No primeiro dia, com os alunos em grupo, foi explorado um texto informativo acerca da origem dos ovos da Páscoa e, de seguida, foram coloridos ovos cozidos e feitos pequenos embrulhos.

De casa, os alunos trouxeram feitos cestos para a caça e para isso usaram diferentes materiais: uns, caixas de diferentes utensílios forradas com diferentes papéis; outros, criaram-nos de origem trançados com folhas de palmeira, numa construção ao jeito da que se faz para os cestos da catupa. Uns fizeram-nos sozinhos; outros com a ajuda dos pais, permitindo assim um importante momento de convívio e envolvimento familiar.

 

No segundo dia, fizeram-se as máscaras. Pintaram-se uns moldes que a formadora havia distribuído e foram criadas bases com cartão de caixas de água onde posteriormente se amarraram fios.

 

Depois de tudo preparado, a formadora distribuiu e escondeu os ovos pelo jardim da escola, esclareceu as regras do jogo e lá partiram todos, entusiasmados, à caça.

 

No final da procura e depois de todos os ovos recolhidos, foram apurados aqueles que os haviam caçado em maior número e incitados depois a partilhá-los com aqueles que não haviam caçado nenhum.

 

Neste momento foi abordada também a importância da partilha, da união e da generosidade, valores que se devem evidenciar nesta época da Páscoa e estender-se ao longo do ano.

 

No final, regressaram a casa felizes, com os cestos cheios de histórias para contar e afetos para partilhar. Uma Páscoa feliz!

 

Joana Silva

Professora de Português do 3.º CEB

Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Com o apoio do Governo de Timor-Leste e da Cooperação Portuguesa
Design gráfico por Roberto Machado 2017