March 28, 2018

March 27, 2018

Please reload

Publicações recentes

Uma biblioteca em (constante) transformação!

5/29/2017

 

A Biblioteca Escola da EBC Dr. Sérgio Vieira de Mello apresentava já algumas dinâmicas positivas: possibilidade de ler no espaço, requisitar manuais por parte dos alunos e atendimento cordial e profissional dos professores bibliotecários. Assim, toda a intervenção procurou manter estas dinâmicas, acrescentando algumas mudanças estruturais, logísticas e decorativas e promovendo o espaço junto dos professores e das turmas com que tive a oportunidade de trabalhar. 

 

Estruturalmente, foram delimitadas três grandes zonas: Leitura individual e Coletiva; Ludoteca e Cantinho da Leitura.

 

Depois da reabilitação do sistema elétrico e de ventilação, foi levada a cabo uma fase de limpeza e preparação das paredes, posteriormente decoradas com algumas pinturas murais alusivas à preservação da natureza e a valores universais (Liberdade, Igualdade, Fraternidade). Para um melhor aproveitamento do espaço, a mesa central foi substituída por secretárias, as quais conferem à biblioteca uma grande polivalência e permite a sua posterior utilização como sala de aula, de projeção multimédia ou de formação, já que o espaço passou a dispor de 30 lugares sentados.

 

Esta reformulação e o crescente número de leitores obrigaram à criação de novas regras de civismo e de preservação dos equipamentos, que têm vindo a ser partilhadas com todos os alunos da Escola. Para tal, na semana de 06 a 10 de março, as 29 turmas da EBC Dr. Sérgio Vieira de Mello participaram numa visita guiada à Biblioteca Escolar, para conhecerem o espaço reabilitado com o apoio de vários alunos e professores.

 

Embora alguns alunos já frequentassem o espaço, esta nova disposição oferece outras possibilidades, o que fez com que o número de leitores aumentasse significativamente. Assim, todos os alunos exploraram a nova planta da sala e recordaram ou ficaram a conhecer as muitas atividades oferecidas pela Biblioteca: ler, jogar jogos didáticos, ouvir músicas, histórias e poemas musicados, ver filmes e documentários.

 

 

Paulo Paredes

Professor de Português do 3.º CEB

 

 

Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Com o apoio do Governo de Timor-Leste e da Cooperação Portuguesa
Design gráfico por Roberto Machado 2017